Sei que este é um assunto batido, que já se escreveu muito sobre ele, mas sinto a necessidade de abordar o tema, pois cada vez mais sinto que muitos objetivos e sonhos deixam de ser conquistados justamente por causa dela: a disciplina.Resultado de imagem para disciplina imagens

Observando a vida das pessoas bem sucedidas, pode-se entender que a grande maioria utiliza a disciplina como fonte e veículo de sucesso – sem ela, é improvável que projetos sejam executados com êxito. São inúmeros exemplos no esporte, nos negócios, até nas artes onde se tem uma maior liberdade criativa, a disciplina é pilar para fazer acontecer.

Em uma sessão de coaching que conduzi outro dia, o profissional (talentosíssimo por sinal) reclamava insistentemente que não conseguia realizar suas tarefas no prazo, que sua mesa vivia bagunçada, que não encontrava as chaves do carro (chegou a voltar para casa de carona), enfim, o cidadão estava perdido e isso estava afetando sua vida pessoal, profissional, sem falar na saúde.

Claro que uma situação extrema como essa talvez não seja representativa da maioria das pessoas, porém cada vez mais escuto sobre falta de concentração, falta de planejamento, stress por não saber conduzir projetos, falta de acompanhamento das ações, falta de comprometimento consigo mesmo e com os resultados.

Até para tirar férias, a disciplina tem que estar presente, senão você não desfruta da viagem que tanto desejou, não é mesmo? Um amigo uma vez comentou: “se eu acordo cedo para trabalhar, quando estou em férias e posso aproveitar a viagem, vou dormir até meio-dia? De jeito nenhum!” – fez sentido para mim. Faz para você?

Existem várias dicas preciosas para você desenvolver e trabalhar sua disciplina – construir rituais e rotinas que possam ser cumpridos com vontade, pensar proativamente no dia seguinte, estabelecer objetivos, passar seus pensamentos para o papel, e assim por diante.

Mas o mais importante realmente é descobrir porque a sua disciplina está deixando a desejar? Quais os motivos que o levam a desistir de projetos pessoais e profissionais? Ao buscar o motivo real e honesto dentro de você, fica mais fácil de optar por estabelecer disciplina na sua vida.

No caso do meu coachee, o que descobrimos é que ele estava profundamente infeliz no trabalho, e essa infelicidade estava desequilibrando seu padrão de disciplina pessoal e profissional.  Ao planejar a mudança na carreira e renovar a vontade de entregar, ficou bem mais fácil utilizar as dicas preciosas sobre aprimoramento da disciplina.

Reflita sobre os reais motivos e você chegará à solução.

 

Celia Spangher é Diretora de Gestão do Talento da Maxim Consultores.

http://www.maximconsultores.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s